terça-feira, 15 de junho de 2010

Culturalmente falando


Foto por Beatriz Pereira
Break no Metrô Conceição



Foto por Beatriz Pereira

Igreja São Judas Tadeu


Culturas são as práticas e as diversas ações sociais criadas pelo homem. Crenças, comportamentos, valores instituições e regras morais identificam e formam uma sociedade.

Dentro do conceito “cultura”, são criados alguns conceitos, dentre ele estão: Sociologia, ciências sociais, agricultura, filosofia e antropologia.

Os elementos culturais, permeiam apenas na mente das pessoas em seus símbolos, tais como os padrões artísticos e mitos. Além dessa abstração, fala-se também da cultura material que tem por seus produtos culturais as formas concretas como: Obras de arte, escritos, ferramentas, etc. Obviamente, a cultura material é preservada por mais tempo.

Nas matérias abaixo, iremos citar alguns exemplos de cultura, envolvendo as questões matérias e simbólicas:

Da estação Jabaquara ao centro, o metro Conceição é logo após São Judas e também tem algumas curiosidade e culturas diferentes.

Além dos centros empresariais e de prédios mais ornamentados, podemos encontrar – principalmente nos finais de semana – uma grande turma fazendo rodas de dança. O break é o foco. Com várias caixas de som e giros de muitos e muitos graus o movimento nos remete aos subúrbios de Nova Iorque, mas um fato ainda fica mais questionador. 70% dos participantes que ficam ali são descendentes de japoneses.

São Paulo é a cidade que mais tem japonês fora do Japão. Suas viagens para nosso país começaram quando as grandes guerras começaram. Assim como os italianos, formaram comunidades na cidade e hoje são parte do cenário paulistano. Mesmo com as diferenças entre as duas culturas (brasileira e japonesa) a coexistência é real, o bairro da Liberdade é uma prova dessa ideia. No bairro da zona sul, Conceição não é diferente, várias famílias japonesas por ali se instalaram, logo, seus jovens muito ligados nas rodas de dança, principalmente o break se divertem no piso liso da estação. Nos finais de semana, por ali também é possível ver bastante skate, patins e claro, simples pessoas

A igreja de São Judas Tadeu pode ser um dos exemplos mais rebuscados de cultura no Brasil. Pesquisas confirmam que nosso país é o segundo mais católico do mundo, perdendo apenas para Portugal. Daí a referência.

O catolicismo no Brasil vem desde as colonizações portuguesas, padres lusitanos catequizavam – ou tentavam catequizar – nossos índios para “civilizá-los”.

A religião no Brasil é bastante diferente das demais. Aqui é possível encontrar um sincretismo, uma miscigenação de categorias religiosas fazem essa diferença. A interferência da Igreja no Brasil é tão grande que a Legislação Brasileira é totalmente baseada no catolicismo que domina o país. Isso não acontece somente aqui, em legislações de outros países também é possível ver essa interferência, leis são fundamentadas mais em conceitos bíblicos, do que forenses.

É muito comum ver alguém sair de casa e, com a mão direita, fazer o sinal da cruz. Símbolo este completamente católico. Mas talvez o que esteja de mais forte no Brasil são os costumes. As crenças são muitas e a fé é muito grande, dando mais espaço aos santos.

Cada santo católico traz uma curiosidade, por exemplo: Santo Antonio “dá” namorados àqueles que o deixam de cabeça pra baixo, algo bem cultural e curioso. São Longuinho ajuda na busca de itens perdidos, se encontrar o tal item, será necessário dar três pulinho. Já São Judas Tadeu, o santo que doou nome a igreja da foto, é o santo das “causas impossíveis”. Essas são apenas algumas das características que definem a palavra cultura.


Por Carla Veruska

0 comentários:

Postar um comentário

Este Blog limita-se ao trabalho acadêmico. Somos uma equipe de estudantes universitários de Jornalismo e Publicidade e Progapanga.

Nao serão aceitos comentários que não estejam de acordo com as regras deste canal de comunicação.Palavras de baixo calão que denigram a imagem e a moral de pessoas e intistituições não estará dentro dos regulamentos desse blog e não faremos a veiculação de comentários neste nível.