segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sítio da Ressaca


Foto por Carla Veruska
Foto maior: lateral da casa sítio da ressaca.
Fotos menores: Exposição sobre os caifazes e telha.

Arquitetura de 1719 ?

Essa é uma casa histórica que está localizada no bairro do Jabaquara, recebe esse nome por causa do vento que vinha do mar, sua proximidade com o litoral paulista contribuia para esse clima neste ponto do bairro, muitos ainda dizem que o nome vem também pelo fato da ressaca do mar chegar até o sítio. Mito? Talvez.

Um pouco de história:
A casa do Sítio da Ressaca foi sede de um sítio localizado nas proximidades do antigo caminho de Santo Amaro, em tempos passados era banhado por um córrego chamado Barreiro, era conhecido como Fagundes e Ressaca. A casa está quase na encosta de uma colina e é provavelmente, de 1719. Hoje suas telhas originais estão guardadas em um local especial e as atuais são replicas das antigas.Segundo informações não confirmadas as originais trazem inscrições do século XVIII, como a data de fabricação e o nome do oleiro. As portas e batentes, em canela preta, também são originais. Para construir a casa foi empregada uma técnica especial chamada taipa de pilão, que consistia em socar o barro com a mão de pilão, formando paredes externas com cerca de 50 centímetro de espessura. Internamente as paredes eram originalmente de pau-a-pique. A Casa do Sítio da Ressaca é uma casa bandeirista e tem curiosidades em seu processo de construção, um único alpendre não centralizado na fachada principal e o telhado de duas águas.O último proprietário, Antonio Cantarella, foi o responsável pela urbanização do bairro do Jabaquara e transformou o sítio em chácara, houve loteamento do local em 1969. A mudança coincidiu com a chegada do metrô à região e a desapropriação de mais de um terço da área para instalação do seu pátio de manobras. O Sítio da Ressaca teve a sua restauração iniciada em 1978, sob responsabilidade da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) e foi inaugurada em 1979. Sofreu incêndio parcial em 1986, passando novamente por obras de restauro e conservação em 1987/88, 1990 e 2002.

Fizemos algumas fotos deste local e pudemos perceber muitas coisas, dentre elas que existem na cidade de São Paulo locais interessantissímos, que na correria da vida não conseguimos conhecer, trabalho, casa, familía não nos dão esse tempo. É o capitalismo sempre colocando o homem como máquina. A casa do Sítio da Ressaca é assim mais vale a dica de visitar o local e poder ter tudo isso na sua frente, está proxímo do Zoológico, da Biblioteca do Estado são dois locais agradabilissímos da região.

Por Paulo Roberto


Rua Nadra Raffoul Mokodsi 3, São Paulo
Horários de funcionamento:Ter - Dom das 9:00 - 17:00

0 comentários:

Postar um comentário

Este Blog limita-se ao trabalho acadêmico. Somos uma equipe de estudantes universitários de Jornalismo e Publicidade e Progapanga.

Nao serão aceitos comentários que não estejam de acordo com as regras deste canal de comunicação.Palavras de baixo calão que denigram a imagem e a moral de pessoas e intistituições não estará dentro dos regulamentos desse blog e não faremos a veiculação de comentários neste nível.